Alimentação, uma peça do quebra-cabeças

O autismo é representando como um quebra-cabeças, e atualmente chamado  de TEA, transtorno do espectro do autismo. Espectro porque nem todos os portadores apresentam os mesmos sintomas. Existe a sensibilidade aos estímulos externos: sons, cheiros, tato, isto aparentemente cria uma grande dificuldade de interação para os portadores sendo que a interação social e a comunicação ficam prejudicada, estando aquém do que seria considerado típico para a idade. Alguns se ferem, outros ferem os outros, outros iniciam estereotipias, cada um lida de uma forma com estes estímulos, mas entendo isso como uma reação de defesa quando estes estímulos se tornam demasiado insuportáveis para eles.

Existem muitos estudos científicos comprovando a relação entre intestinos, sistema imunológico e sistema nervoso central. Autistas são especialmente sensíveis ao glúten e caseína, existindo ainda muitos alérgicos também a ovo, soja, nuts e outros ingredientes.

Dr. David Perlmutter, um neurologista americano que é também nutrólogo tem trabalhos científicos comprovando que a retirada do glúten e caseína, melhoram por demais os sintomas do autismo, chegando em alguns casos a remissão. Estes relatos e muitos outros benefícios da dieta para os autistas e portadores de outras desordens neurológicas no livro: A Dieta da Mente.

Dr. Adherbal Sabrá tem uma pesquisa (link aqui) exclusiva juntando algumas peças deste quebra-cabeças: a alergia alimentar, o sistema imunológico e a presença do autismo, conseguindo com a retirada dos alegenos, uma grande melhora no quadro.

Não estamos falando de mágica ou processos milagrosos. Estamos falando aqui de pesquisa científica mostrando as relações entre estes sistemas e um prognóstico. Isso não acontece de um dia para a noite. O corpo precisa de tempo para se recuperar. Esta recuperação no caso de alergia alimentar mediada, pode demorar até 18 meses. ë um passo de cada vez neste processo. Se for uma alergia não mediada, pode demorar mais, para desinflamar os sistemas acometidos.

Mas esta é a primeira peça. Retirar do dia-a-dia do autista, o que faz o agravamento do quadro. No próximo post vamos falar de outras peças, para juntos solucionarmos este quebra-cabeças.

Advertência: Consulte um alergista para saber exatamente o que retirar da dieta de seu autista. Faça os testes e busque o tratamento mais adequado para o caso de seu autista. Este é um blog informativo. Não prescrevemos tratamentos ou dietas em geral ou em particular. Sempre consulte seu médico, seu nutrólogo e nutricionista, para garantir que  o tratamento mais adequado seja dado a sua criança, e que nenhum nutriente falte fara seu pleno desenvolvimento.

É possível sim, melhorar cada dia o quadro!

Escolha pelo natural

Ao contar para as pessoas em palestras os passos simples, mas nem por isso pouco trabalhosos, deste caminho que percorremos com nossos filhos, sempre vem as perguntas de como fazemos, como elas podem também ajudar os próprios filhos.

Nas palestras, eu sempre começo falando sobre a medicina ainda não ter a oferecer uma cura para tantos processos diferentes que podem acometer os bebês: ainda dentro da barriga de suas mães, ou as intercorrências que podem acontecer durante o parto, ou depois. Na falta de uma pílula de prata (como eu já desejei esta pílula para que meu filho acordasse curado no dia seguinte), fui procurando o que poderia ajudar a dar a ele, e a nós, uma melhor qualidade de vida. Hoje em 2017 são mais de 22 anos de busca.

Neste blog você vai ver muito pouco falando sobre diagnósticos, mesmo porque, na minha percepção estes diagnósticos limitam, como ouvimos diversas vezes de profissionais “Seu filho nunca vai falar, nem ler, nem escrever”; e tantas outras coisas que as mães sabem mais do que ninguém o que a gente escuta.  Não, chega de diagnósticos!

Neste blog também você não vai encontrar falando sobre novas drogas ou protocolos supostamente milagrosos. Eu tenho medo de drogas novas que ainda não foram exaustivamente testadas, e seus resultados no corpo humano a médio prazo e a longo prazo. Tenho uma preferência pessoal para usar de recursos que já estão sendo usados há mais de 50, 100, ou 200 anos. Me sinto mais segura com eles. Assim fitoterapia, homeopatia entram com minha reverência.

Este blog é para falar de prognósticos, de como usar conhecimentos de pesquisas feitas por diversos e maravilhosos cientistas, desde o século passado principalmente, de conhecimento de nossas avós, que mesmo tendo sido descartados por algum tempo pela medicina, hoje voltam a ocupar lugar de destaque. Método Doman de organização neurológica é um deles.

Assim, você também vai encontrar sobre a alegria de ver acontecerem pequenos milagres que ao se somarem, vão pavimentando um caminho para a saúde, a qualidade de vida, às conquistas de independência, e autonomia.

Sejam bem-vindos à esta nossa jornada.

Neuroganho

 

Proposta

Neuroganho nasceu da minha experiência como mãe profissional (certificada!) de um lindo bebê, hoje um rapaz, que já teve, no passado um Atec de 167 e hoje continuamos no caminho até Atec zero.

Neste caminho eu tive mais um filho, neurotípico, que nos trouxe tanta alegria e nos ajudou a trazer o primogênito de volta. Neste nosso caminho, com muita alegria compartilhamos terapias, e hoje, digo com muito orgulho, que tudo que eu fiz com o meu filho, que precisava de cuidados especiais, fiz com o meu outro filho, o que trouxe para meu filho neurotípico uma facilidade muito grande em aprender, na escola e na vida! 

Escolhi este nome porque todos nós seres humanos somos dotados de ca-pacidade de auto-cura, nosso organismo se recupera em no máximo sete anos, dependendo do local acometido, quando tiramos a causa, a origemdo problema.

Todos os seres humanos são dotados de neuroplasticidade, que é a  ca-pacidade do cérebro de criar novas conexões tanto a nível celular quanto a nível de circuitos.
Sejam bem vindos à esta viagem fascinante, em direção a Atec zero, à Alta e Além!